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A Broto Legal

A empresa

A década de 1970 começou com o Brasil sendo tricampeão mundial de futebol, foi marcada por filmes como O Poderoso Chefão e Guerra nas Estrelas (e novelas como Meu Pé de Laranja Lima e Irmão Coragem), e abalada por crises do petróleo que levaram diversos países à recessão. Em meio ao turbilhão econômico, político e cultural pelo qual o mundo passava, dois amigos comerciantes tentavam ganhar a vida na cidade de Campinas, cada um com seu negócio.

Enquanto um trabalhava com feijão, o outro comercializava arroz. Como todo mundo sabe, arroz com feijão é uma combinação perfeita e não demorou muito para que eles descobrissem que juntos também podiam fazer mais.  Os dois logo deixaram de lado os empórios – onde também vendiam batata, milho, cebola e alho – e fundaram em 1980 a “Cereais Corcovado”, resolvendo investir primeiro em um feijão de boa qualidade, que se destacasse dos demais.

O produto – que inicialmente foi chamado de Corcovado mesmo, mas logo depois ganhou um nome mais poético, “Grão do Campo” – rapidamente conquistou mercado e logo tornou-se líder de vendas na região de Campinas. Em 1992, já com a empresa de vento em popa, os sócios mudaram o nome de maneira definitiva. Inspirado pela música que fez sucesso na voz de Celly Campello em 1960 e que, claro, se encaixava perfeitamente no conceito do feijão comercializado pela dupla. O nome sugerido foi “Broto Legal”, que passou a nomear não só a empresa como uma nova marca de feijão produzida por ela (a marca Grão do Campo foi mantida e existe até hoje).  

Tecnologia e qualidade

Selecionado de maneira automática por máquinas modernas de alta tecnologia e com índice praticamente zero de impurezas, o feijão Broto Legal conquistou o estado de São Paulo e se tornou o mais vendido no interior do território paulista. E foi muito além dele: hoje ele já é comercializado em outros estados, como Minas Gerais, Paraná e Amazonas.
Em 2001 foi a vez da empresa voltar às origens: surgiu naquele ano o arroz Broto Legal, outro sucesso de qualidade e vendas. Com grãos nobres produzidos por agricultores selecionados criteriosamente, o arroz também conquistou o mercado e a preferência de quem gosta e entende de sabor, qualidade e saúde: tanto o arroz quanto o feijão da Broto, de maneira pioneira, possuem o Selo de Análise contra Agrotóxicos emitido pelo Instituto Biológico de São Paulo. Este selo garante que o produto foi analisado e testado em relação a resíduos de mais de 250 tipos agrotóxicos e não apresenta nenhum tipo de risco ao consumidor.

Presente e futuro

Na primeira década dos anos 2000, a Broto mais uma vez diversificou seu portfólio de produtos, lançando nos seus mais de 5 mil pontos de venda uma linha de azeites de oliva e jerked beef. Em 2013, a empresa – até então familiar - iniciou um processo de transição (concluído com sucesso) para tornar-se uma Sociedade Anônima. Donos de uma história repleta de realizações e experiência inigualável, contudo, os fundadores tornaram-se conselheiros da empresa e continuam participando das grandes decisões executivas.

Decisões como a de lançar, em 2015, mais um novo produto com a qualidade inquestionável da Broto Legal, o atum enlatado, nas versões conserva natural e em óleo comestível – este último, com um diferencial exclusivo no mercado brasileiro: é o único a usar óleo de girassol, muito mais saudável para os consumidores. Como se vê, a cada dia a Broto Legal vem se tornando uma empresa que vai literalmente além do (delicioso) arroz com feijão, tornando-se uma empresa de alimentos por completo, que atende o varejo com mais linhas de produtos e um portfólio cada vez mais completo. Com toda esta história rica em trabalho e sucessos, e que com certeza ainda terá muito mais capítulos, a empresa se orgulha de suas raízes que só confirmam o que diz nosso slogan: Broto Legal, não tem igual. 

Missão

Proporcionar aos consumidores alimentos saudáveis, com qualidade e preço justo, desenvolver atividades que promovam o melhor resultado possível aos clientes, colaboradores, fornecedores e sócios, respeitando o meio ambiente, as leis e os costumes da comunidade na qual atua.

 

Valores

TRANSPARÊNCIA: tratar com transparência os assuntos da empresa.
RESPONSABILIDADE: semear o senso de propriedade, responsabilidade e risco em todos os níveis da empresa.
RESPEITO: respeitar o ser humano, o meio ambiente e a comunidade.
FOCO NO CLIENTE: superar as expectativas implícitas e explícitas dos clientes e consumidores.
PRÓ-ATIVIDADE: estar sempre alerta para todas as oportunidades e desafios, detectando, agindo e solucionando-os antecipadamente.
RETORNO AO ACIONISTA: satisfação dos acionistas.

Política de qualidade

Nós, da Broto Legal, temos a preocupação em colocar no mercado produtos selecionados de alta qualidade e compatíveis com a necessidade do cliente e do consumidor. Para tanto, seguirmos os seguintes princípios:

        - Seguir e superar os padrões de pureza estabelecidos pelos órgãos governamentais competentes;
- Desenvolver as atividades dos processos internos de maneira a atingir a melhoria contínua e análises do desempenho operacional da organização baseados nos objetivos da qualidade;
- Atender e superar as expectativas implícitas e explícitas* dos clientes e consumidores;
- Estabelecer critérios voltados à segurança de alimentos, com um processo controlado e monitorado de acordo com as legislações vigentes e requisitos definidos pela organização;
- Comunicar de maneira eficaz internamente e externamente os assuntos relacionados à segurança de alimentos.
 
 
Laudos do Instituto Biológico

Clique nos itens abaixo e confira os laudos do Instituto Biológico sobre o esclarecimento da radícula do Feijão

- Laudo da Amostra - Feijão Cru Contra Prova Mesmo Lote

- Laudo da Amostra - Feijão Cru do Consumidor

- Laudo Feijão Cozido